por Kweb.com

O que é HDMI ?

 

HDMI é um padrão de ligação de dispositivos de áudio e vídeo que tem tudo para substituir os padrões existentes até então.

Por trás de seu desenvolvimento está um time de gigantes da indústria electrónica, tais como Sony, Philips, Toshiba, Silicon Image, entre outras.
Com essa tecnologia, é possível, por exemplo, ligar um reprodutor de HD-DVD a uma TV de alta resolução, e ter como resultado imagens de excelente qualidade.
Através de um cabo HDMI, é possível transmitir sinais de áudio e vídeo. Nos outros padrões, é necessário ter, pelo menos, um cabo para cada coisa.

Mas, as vantagens do HDMI não se limita a isso. Essa é uma tecnologia que transmite sinais de forma totalmente digital. Graças a isso, é possível ter imagens de excelente qualidade e resoluções altas (1080p, por exemplo), inclusive maiores que as suportadas pela tecnologia DVI (Digital Visual Interface), que está substituindo o padrão VGA para as ligações de monitores em computadores.

Este sistema é totalmente digital, e pode ser usado, por exemplo, para ligar um aparelho de reprodução de Blu-Ray, um jogo de vídeo ou até mesmo um reprodutor de DVD a uma televisão que possua a mesma entrada.
Os resultados serão excelentes imagens de alta qualidade e definição, num padrão bem superior ao da utilização de um sistema analógico de ligação.


Versões do sistema HDMI

Desde o seu lançamento em 2003, o sistema de conexão HDMI já passou por algumas revisões, possibilitando melhoramentos aos seus utilizadores.
Contudo, juntamente dos benefícios, estas “actualizações” trouxeram consigo algumas confusões, pois cada nova versão não era compatível com a anterior.

Além da qualidade das imagens, o HDMI também se sobressai em relação aos outros formatos devido ao facto de ser mais compacto e de ser fácil de encaixar. Existem dois tipos de conectores HDMI: o HDMI tipo A e o HDMI tipo B.

 

O HDMI tipo A possui 19 pinos e é o mais popularizado dos dois, pois é compatível também com a tecnologia DVI-D (outro tipo de conexão digital, porém inferior ao HDMI).

Desta forma, é necessário que apenas uma das pontas do cabo seja HDMI e a outra DVI. O conector HDMI tipo B é destinado a resoluções de altíssima qualidade e trabalha no sistema dual link, dobrando a capacidade de transmissão do cabo.

É cada vez mais comum encontrar equipamentos com suporte a este tipo de conexão. Nas consolas PlayStation 3 e Xbox 360, em leitores de Blu-Ray e de DVD, em alguns portáteis de diversas marcas, bem como em vários modelos de câmaras fotográficas e Câmaras Vídeo digitais este sistema já vigora e faz sucesso.
Hits: 173

Futebol